
Não tenho dinheiro para fazer o inventário, como proceder?
É muito comum os herdeiros deixarem de fazer o inventário por não terem dinheiro suficiente para pagar o inventário.
Mas o que muita gente não sabe, é que é possível sim fazer um planejamento para fazer cobrir os custos do inventário.
Quando falamos em inventário, estamos falando de diversas despensas, dentre elas, o imposto de transmissão pelo falecimento (ITCMD), que corresponde a uma porcentagem do valor de avaliação dos bens que serão inventariados, custos com escrituras, certidões e registros, além dos honorários do advogado que irá realizar todo o procedimento.
O primeiro passo antes de tudo, é fazer uma lista de todos os bens e direitos que serão inventariados, incluindo valores depositados em instituições bancárias, e relacionar os herdeiros do falecido.
Feito isso, o indicado é procurar um advogado especializado no assunto que poderá estimar o custo que inventário terá, podendo indicar uma solução para realizar este procedimento.
Mas como fazer o inventário sem dinheiro??
Independentemente do procedimento, sempre haverá custos para a fazer o inventário. Porém, o que muita gente não sabe, é que é possível requerer judicialmente uma autorização para a venda de um determinado bem, com o fim de custear o procedimento.
Além da venda de bens, é possível pedir o levantamento de eventuais valores que ficaram depositados em contas em nome do falecido.
Reforçando, é muito importante que os herdeiros sejam representados por um advogado especialista no assunto, o qual poderá indicar a melhor forma de fazer este procedimento, buscando sempre o procedimento mais econômico e mais rápido, com o fim de agilizar o procedimento.
Hoje é possível realizar um inventário em poucos meses, desde que aja a concordância de todos os herdeiros.
Ficou com alguma dúvida? Nosso especialista no assunto pode te ajudar com isso! entre em contato clicando aqui:http://bit.ly/duvidasobre