Meu nome está “sujo” mas já paguei ou nunca fiz o débito. Quais os meus direitos?

Vivemos em tempos que o crédito é uma ferramenta indispensável para os cidadãos. É através dele que podemos, por exemplo, realizar financiamentos, compra produtos parcelados e obter melhores taxas de juros.

Devido a facilitação de crédito, muitas vezes os consumidores acabam não realizando o pagamento de seus débitos em dia, seja por gastos imprevistos ou mesmo pelo superendividamento.

É direito do credor (quem tem direito de receber o débito) de realizar a negativação do nome do devedor nestes casos.

Porém, o devedor tem o direito de ser notificado e ainda ter seu nome retirado do cadastro de inadimplente rapidamente, após o pagamento, ou acordo judicial, se for o caso.

Mas qual é o prazo para que retirem a negativação do meu nome, após o pagamento?

O prazo para que seu nome seja retirado dos órgãos de proteção de crédito, é de até 5 (cinco) dias úteis contados do pagamento, ou então do acordo judicial.

Paguei a dívida, e meu nome continua no SPC/SERASA, quais são os meus direitos?

Segundo o posicionamento predominante, a empresa que mantém o nome do consumidor nos órgãos de proteção de crédito, mesmo após o pagamento, poderá ser condenada ao pagamento de Danos Morais ao consumidor, independentemente da comprovação de qual o prejuízo que ele teve com essa manutenção. Para isso, o ideal é que o consumidor procure um advogado especializado na área para que possa orienta-lo da melhor maneira possível.

Estou com meu nome negativado, mas nunca tive nenhuma relação com essa empresa, ou então não tive nenhuma relação nos últimos 5 anos, o que eu faço? Qual é o meu direito?

Semelhante ao caso acima, o consumidor caso verifique que não contraiu nenhuma dívida com a empresa que realizou a negativação, poderá ajuizar uma ação pedido que essa dívida seja extinta, e ainda requerer uma indenização por danos morais, decorrentes da negativação indevida.

Como ressaltamos, o ideal é que o consumidor/devedor que se sentir prejudicado, procure um advogado especialista no assunto, o qual poderá orienta-lo da melhor forma possível, realizando todo o procedimento para “limpar” novamente o seu nome.

Ficou com alguma dúvida? Nosso especialista no assunto pode te ajudar com isso!

Ficou com dúvidas ou precisa de mais informações - Preencha abaixo:

Horário de atendimento

Terça à sexta 
das 9h às 19h.
AGENDE SUA CONSULTA
ESCRITÓRIO EM TENENTE PORTELA - RS

ATENDIMENTO A DOMICÍLIO E ON-LINE
Telefone

(55) 98433-0825 (OI)
(55) 99997-4985 (VIVO)
e-mail

rafael@advocaciafornari.adv.br
Abrir Conversa
Falar com o Dr. pelo WhatsApp
Powered by
%d blogueiros gostam disto: